MOVIMAT apresenta soluções integradas para otimizar custos de toda a cadeia logística

0 252

O Brasil é vice-líder na exportação de alimentos e enfrenta dificuldades no setor de infraestrutura logística interna. Em 2015, o País consumiu 12,7% de seu Produto Interno Bruto (PIB) com custos logísticos, equivalente a R$ 759 bilhões. Os gastos elevados impactam na competitividade do produto brasileiro quando comparado com outros países. Para se ter uma ideia os custos logísticos dos Estados Unidos no mesmo período somaram 7,8% do PIB.

Consolidado como o principal evento da cadeia logística para toda América Latina, a MOVIMAT – Salão Internacional da Logística Integrada chega a sua 32ª edição e vem para trazer soluções que otimizem os custos de toda a cadeia logística. De forma inédita, o evento será realizado entre os dias 16 e 19 de outubro, no São Paulo Expo (SP), simultâneo à FENATRAN – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas. A proposta é expandir os setores, apresentar soluções integradas e conectar os diversos segmentos, com oportunidades concretas para efetivar negócios. Com a parceria entre os dois eventos, a expectativa é de que 100 mil pessoas passem pelo complexo de logística MOVIMAT-FENATRAN, que contará com uma área de exposição total de 60 mil m².

“Não se faz logística sem transporte e vice-versa. Com a realização dos dois eventos no mesmo espaço, vamos ampliar as possibilidades tanto para expositores, como para os visitantes. A MOVIMAT é tradicional e de referência, única na América Latina e líder de mercado. Tornou-se um ponto de encontro do setor por ser o evento mais completo e o que oferece um sistema integrado para toda a cadeia logística”, enfatiza o diretor da MOVIMAT, Gustavo Binardi.

O evento apresentará soluções direcionadas aos principais compradores da indústria, distribuição, atacado, varejo, comércio eletrônico e operadores logísticos interessados em eficiência nos processos e em otimizar seus custos logísticos.

Capacitação técnica e gratuita
O setor de logística é um dos que oferece diversas oportunidades no mercado de trabalho. Preocupada em oferecer capacitação técnica aos profissionais do setor, a MOVIMAT oferecerá aos seus visitantes mais de 30 horas de conteúdo educacional e de qualidade.

Um dos espaços é a “Ilha do Conhecimento”, que oferecerá palestras gratuitas que abordarão temas técnicos focados em conteúdos sobre logística, tendências e inovação do setor como “Retomada no Mercado de Empilhadeiras”, “Logística de Carga Fracionada”, “Solução e Gestão de Pedido e Entrega”, “A Tecnologia das Cargas a favor da Intralogística”, entre outros. Localizado no mesmo ambiente do evento, as atividades serão ministradas nos dias 16 e 19 de outubro por empresas parceiras e expositoras da MOVIMAT, das 14h às 20h.

Digitalize-me
Com a proposta de estimular o empreendedorismo digital, trazer novas empresas para o comércio eletrônico e redes sociais, a MOVIMAT sediará o Digitalize-me nos dias 17 e 18 de outubro.  Organizado em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o Digitalize-me abordará temas como “Estratégias com pagamentos online”, “O futuro da logística online”, “E-commerce B2B”, “Estratégias em e-commerce”, “Mudanças do ICMS no e-commerce”, “Como escolher uma plataforma de e-commerce”, “Perfil do profissional digital do futuro”, “Estratégias em redes sociais”, entre outros.

O Digitalize-me é um projeto itinerante idealizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico que promove debates e palestras em todo o país. O evento une iniciativas comerciais e acadêmicas com o objetivo de estimular a cultura do empreendedorismo digital, atrair novas empresas para o comércio eletrônico e redes sociais, levar conhecimento sobre o mundo digital para empresas, desenvolver habilidades de comunicação digital, manter as empresas competitivas por meio de estratégias digitais e criar a cultura de uso das novas ferramentas 2.0.

MOVIMAT Experience
O público da MOVIMAT poderá ver na prática demonstrações técnicas e funcionais, em tempo real dos produtos em destaque no evento dentro do espaço MOVIMAT Experience. Além de ver na prática como funcionam os processos logísticos, os potenciais compradores poderão participar de test drive de empilhadeiras e transpaleteiras.

“Para esta edição, o Salão Internacional da Logística Integrada traz a Movimat Experience; um espaço reservado para que o público possa acompanhar as demonstrações em tempo real, dos produtos em destaque presentes no evento. E, o test drive abre a possibilidade de experimentar diferentes tipos e modelos de equipamentos para que o visitante veja qual atende melhor suas necessidades e otimiza seus processos”, comenta o diretor da MOVIMAT, Gustavo Binardi.

Participarão do MOVIMAT Experience Travema, Kion, Retrak, Saur, Combilift, José Braulio Paletes, Movilog, Paletrans, BMC-Hyundai, Duren, JLW, KM Carregadores e Fronius. Durante os quatro dias de evento, as empresas vão demonstrar soluções em sistemas de armazenagem, embalagens, movimentação de paletes, empilhadeiras e transpaleteiras, bem como mensurar a capacidade de baterias, carregadores e estrutura de porta paletes.

“O público poderá visualizar a gestão de um armazém e verificar se as soluções atendem ao que ele precisa, relacionando desde aspectos que envolvem mão de obra, condições do armazém, com suas reais necessidades. O MOVIMAT Experience é o fator que torna o evento uma importante vitrine para as empresas que buscam novas soluções para aperfeiçoar a produtividade”, complementa.

Desafio de Logística da Scania
A MOVIMAT sedia de forma inédita o Inovathon Logistics Challenge, desafio de logística promovido pela Scania para universitários de todo o Brasil. O projeto é voltado aos estudantes, com o objetivo de aproximar a realidade da indústria a da acadêmica.

No espaço dedicado ao Inovathon serão promovidos jogos de logística, palestras com especialistas em logística, digitalização e sustentabilidade no transporte, além de uma série de temas relacionados ao processo logístico da empresa.

“Vamos recriar alguns jogos que usamos este ano no Inovathon. As dinâmicas têm a intenção de passar conhecimento, mas também entreter”, conta Patrícia Acioli, responsável pela Comunicação da Scania Latin America.

Gerador de negócios
Durante os quatro dias de evento, a MOVIMAT vai promover o Premium Club, uma iniciativa para facilitar e ampliar o relacionamento entre expositores e compradores que estarão no evento, gerando assim mais negócios. São profissionais que ocupam posição de liderança, como cargos de presidência, diretoria, gerência e coordenação, que participarão de reuniões pré-agendadas.

Os compradores do Premium Club participam do evento por meio de um programa com serviços diferenciados como entrada exclusiva, credencial premium, estacionamento por um dia, Wi-Fi grátis e área reservada para descanso, alimentação e guarda-malas.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.