Totvs – 728 x 90

Por um país forte

Acreditamos que a retomada econômica, embora lenta, já é certa, e ficará mais visível pelo menos a partir do segundo semestre

0 59

Para muitos, o início de 2017 não foi muito animador. Mas, no nosso setor, a boa notícia é que, contrariando nossas próprias previsões de ligeira queda no faturamento de 2016, o Ranking ABAD/Niesen 2017 nos apresenta um crescimento real de + 0,6% (nominal de + 6,9%).

O número não é grandioso, tendendo à estabilidade em relação a 2015, mas é positivo, e indica que os agentes de distribuição já conseguiram mitigar os efeitos da crise, fazendo os ajustes necessários e ganhando eficiência e qualidade no serviço prestado à indústria.

Assim, acreditamos que a retomada econômica, embora lenta, já é certa, e ficará mais visível  pelo menos a partir do segundo semestre. Infelizmente, ainda precisamos lidar com questões como a lentidão das reformas – tributária, trabalhista, previdenciária – que tramitam no Congresso e a incerteza sobre a permanência do presidente Temer no governo até o fim do mandato.

Esses temas impactam a segurança jurídica de novos investimentos ou mesmo a viabilidade de planejamentos já realizados, e é compreensível que se adote certa dose de cautela. Contudo, neste momento em que, mais do que nunca, é preciso fortalecer as instituições políticas, jurídicas e econômicas, a ação firme e esclarecida da sociedade organizada fará toda a diferença.

Para alinhar e coordenar a atuação das entidades estaduais que representam o nosso setor, realizamos, no dia 25 de março, o Seminário ABAD & Filiadas 2017, em Salvador. Além das boas práticas de gestão, foi muito discutido o papel político das entidades, em especial na aproximação e ampliação do diálogo com os deputados federais de cada Estado.

Da mesma maneira, a ABAD e as demais entidades setoriais integrantes da Unecs – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços têm intensificado sua presença junto ao Congresso, de modo a contribuir para a aprovação de leis que assegurem um ambiente de negócios mais moderno, ágil, transparente e juridicamente seguro. A criação do Instituto Unecs, em 15 de março, foi mais um passo no sentido de consolidar a atuação da entidade.

Finalmente, não medimos esforços para fazer de nosso evento de agosto, ABAD 2017 São Paulo, ou Enacab – Encontro Nacional da Cadeia de Abastecimento e 37a Convenção ABAD do Canal Indireto, um grande encontro nacional do setor. 

Permanecemos atentos e mobilizados em diversas frentes e, ao assumir o protagonismo na defesa de leis capazes de aproximar o Brasil dos países desenvolvidos, estamos certos de dar um grande passo para legar às futuras gerações um País mais justo e mais forte. 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.