Assaí Atacadista inaugura segunda loja em Manaus

O investimento foi da ordem de R$ 53 milhões e a operação da nova loja gerou aproximadamente 590 vagas de empregos diretos e indiretos.

0 71

Assaí Atacadista, uma das maiores redes de atacado do País e que está em um processo acelerado de expansão acaba de inagurar sua segunda loja em Manaus. Localizada na região central da cidade, a loja possui 5,5 mil m² de área de vendas, 286 vagas de estacionamento e 28 caixas. O investimento foi da ordem de R$ 53 milhões e a operação da nova loja gerou aproximadamente 590 vagas de empregos diretos e indiretos. “A inauguração da nossa primeira loja em Manaus, em junho de 2016, registrou também a chegada do Assaí à região Norte do Brasil, um marco para o plano de expansão da rede. Agora, com um conhecimento mais apurado da região, do Estado do Amazonas e de sua capital, tivemos a oportunidade de instalar a nossa segunda unidade em uma região estratégica e de fácil acesso, ampliando o acesso da população aos diferenciais e excelentes preços do Assaí. Essa inauguração traz uma expectativa muito positiva e reforça a importância da região para a empresa”, explica Belmiro Gomes, Presidente do Assaí Atacadista.

A loja atenderá pequenos e médios comerciantes, transformadores (donos de lanchonetes, restaurantes, pizzarias), além dos consumidores finais, atraídos pelo preço baixo e economia característicos do setor. “Manaus é o principal centro econômico e financeiro da região Norte e a localização da loja atenderá a demanda dos pequenos e médios comerciantes e empreendedores locais, bem como dos consumidores finais que buscam a economia do formato de atacado.

Crescimento e economia

O Assaí é um dos principais atacados do País e tem registrado um crescimento significativo nos últimos anos, o que pode ser explicado a partir de alguns fatores. Um deles é a assertividade do negócio e a adequação aos diversos públicos que frequentam as lojas, sejam eles consumidores finais em busca de economia, sejam empreendedores que buscam preço baixo para fazer girar o seu negócio de forma viável.

Além disso, o momento econômico mais desafiador que o País vive nos últimos dois anos também colaborou para que as pessoas buscassem formas alternativas para economizar e encontraram no atacado uma opção que vale a pena. De acordo com dados da Nielsen, aproximadamente 10 milhões de famílias migraram dos supermercados e hipermercados para fazer suas compras de abastecimento nas lojas de atacado atraídos principalmente pelo preço. “Soma-se a esse cenário a aceleração da expansão do segmento, bem como do Assaí propriamente dito. Com o crescimento e a abertura de novas lojas do segmento, regiões e cidades que antes não tinham lojas de atacado nos arredores passam a conhecer o segmento e optar por realizar suas compras nesse canal. Desta forma, o atacado chega a novos lugares, atraindo novos públicos e se popularizando”, analisa Belmiro Gomes.

Nos últimos cinco anos, observa-se nas lojas de atacado, e consequentemente também nas unidades do Assaí, um crescente movimento dos consumidores finais, atraídos pelo preço baixo e economia características do setor. E esse comportamento foi confirmado por pesquisa inédita no setor realizada pelo Data Popular em parceria com o Assaí, com aproximadamente 10 mil clientes em todas as regiões do País, em 2016. A principal constatação da pesquisa é a confirmação de um movimento efetivo de consumidores finais para essas lojas, em busca de economia diante de uma situação econômica mais desafiadora. 56% dos entrevistados afirmam ter passado a fazer compras no segmento por conta da crise e, destes, 98% dizem que pretendem continuar comprando quando a situação melhorar.

Além disso, o segmento também vem passando por uma remodelação de suas lojas. Desde 2012 o Assaí vem realizando uma reestruturação cujo foco foi desenvolver um modelo de negócio ainda mais voltado aos seus públicos-alvo. A estratégia tem como principal objetivo oferecer condições de maior rentabilidade, otimização do capital de giro e o melhor mix de produtos de acordo com o perfil dos clientes. Uma das mudanças mais percebidas no novo formato é o aumento da área de estocagem na loja, com a elevação do pé direito e metragem das unidades fazendo com que os produtos possam ser armazenados no ponto de venda ao mesmo tempo em que facilita a operação de reposição e giro dos estoques. A estrutura física das lojas ficou mais clara, com fachadas de vidro que permitem a entrada de luz natural, amplas e confortáveis, com ar-condicionado e estacionamento coberto. “Essas adequações fazem toda a diferença para o cliente, principalmente para esse público que passou a conhecer o atacado nos últimos dois anos. Além do atrativo de preços mais baixos e economia nas compras, uma loja confortável e de fácil circulação, colabora para tornar o momento da compra mais agradável e fideliza o cliente que está pela primeira vez em uma das nossas lojas”, finaliza o Presidente da rede.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.