Totvs disponibiliza solução gratuita para contadores

Fly01 Contador simplifica as rotinas entre contador e empreendedores com envio automático de informações, alertas de erros e outras funcionalidades para uma prestação de serviços mais digital

0 134

As empresas brasileiras sabem que o País tem uma legislação tributária complexa e cheia de particularidades, que mudam de acordo com o Estado ou setor de atuação. Para lidar com a rotina de tantos tributos, a figura do profissional da contabilidade é essencial. Mas como o contador consegue administrar a sua carteira de maneira eficiente e, mais, como ele pode evoluir na sua relação com o cliente e ter um papel mais consultivo? Tecnologia. Para atender a essa demanda do mercado por digitalização, a TOTVS lança o Fly01 Contador. Disponível gratuitamente, a solução é mobile e foi desenvolvida exclusivamente para facilitar os processos contábeis.

Para começar a utilizar, o contador acessa a página da TOTVS (https://www.totvs.com/store/produto/fly01-contador) e faz o seu registro. Com login e senha, o profissional cadastra o CNPJ dos seus clientes – empresas usuárias das soluções Bemacash e, em breve, TOTVS Fly01 – e o sistema, automaticamente, solicita a eles a autorização para liberar o acesso aos dados ficais, que já ficam disponíveis na nuvem. Após essa validação, a ferramenta cria um ambiente específico para o contador.

Com uma visualização simples, a tela inicial traz um painel de controle com as informações mais relevantes (segmentos ou estados que contador atende, entre outras). A plataforma consegue verificar o status das notas transacionadas (emitidas, não-enviadas, em contingência e recusadas) e também analisa a contabilidade, faturamento, certificados digitais a vencerem, com o detalhamento por tipo de nota e vendas. Além disso, se há um cliente com mais de um CNPJ ou filiais, o sistema mostra o grupo atrelado a ele.

Um dos diferenciais é a consolidação das informações em diferentes formatos (XML, CSV e etc). Com isso, os relatórios das operações fiscais podem ser gerados em qualquer momento e customizados de acordo com uma visão específica: situação fiscal do que o foi comprado e/ou vendido; quanto foi pago de um determinado tributo; pagamentos errados de imposto; documentos enviados, cancelados, inutilizados e/ou com erros.

Outro ponto importante é a configuração de alertas e monitoramento, que permite receber avisos automáticos periódicos sobre questões importantes: expiração de certificados digitais, datas de recebimento de relatório por cliente ou data e quebra de sequência em notas fiscais. Ter essas informações antecipadamente é uma maneira de viabilizar a atuação mais estratégica do contador. Por exemplo, se, constantemente, a empresa tem diversas notas em contingência, quando a rede cai e o envio à Receita não é concluído, talvez o provedor do cliente de internet esteja com problemas e ele ainda não identificou.

A adoção da solução também permite eliminar a comunicação via e-mail entre o contador e seu cliente, que não precisa mais lembrar de enviar os arquivos de notas fiscais emitidas e o contador não precisa cobrá-los. Como tudo o que é transacionado pela empresa nas tecnologias TOTVS será disponibilizado na ferramenta de gestão, o envio dos dados é instantâneo. Essa automação garante a segurança dos dados, uma vez que, sem a interação manual, não há ocorrência de erros e tudo é devidamente entregue aos órgãos reguladores.

“Estamos lançando de forma consistente produtos que facilitem o dia a dia e que melhorem o nível de gestão dos micro e pequenos negócios no Brasil. Com o Fly01 Contador, criaremos uma conexão digital entre os nossos clientes e este importante parceiro do empreendedor: o contador”, afirma Eros Jantsch, vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da TOTVS.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

IN THE ARTICLES