A Revista de Negócios dos Atacadistas Distribuidores

A ABAD

ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) é a entidade de abrangência nacional que representa as empresas atacadistas e distribuidoras que comercializam produtos alimentícios industrializados, candies, bebidas, produtos de higiene pessoal, limpeza doméstica, produtos farmacêuticos, de perfumaria, papelaria e material de construção, entre outros.

Os atacadistas distribuidores são responsáveis por abastecer mais de 1 milhão de pontos de venda nas cinco regiões do Brasil. Atualmente, as empresas associadas à ABAD distribuem 51% de tudo o que é comercializado no mercado de consumo brasileiro, o que representa cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) do País.
Representatividade nacional 

  • 27 Filiadas Estaduais ABAD 
    • 4.000 empresas associadas, sendo:{3.000 atacadistas e distribuidores (com as respectivas filiais, totalizando mais de 10.000CNPJs)
    • 1.000 indústrias e prestadores de serviço.

 

Objetivos
ABAD tem como objetivo fomentar o desenvolvimento e o aprimoramento do comércio atacadista distribuidor e da cadeia de abastecimento em todo o território nacional, incentivando o intercâmbio entre indústria, prestadores de serviços e empresas do segmento.

Para concretizar esse objetivo, a ABAD realiza eventos, encontros, programas de qualificação e outras atividades, além de promover o relacionamento do segmento com públicos específicos (poderes públicos, entidades ligadas à cadeia de abastecimento, imprensa, fornecedores de produtos, equipamentos e serviços), sempre buscando beneficiar os associados da entidade e aperfeiçoar o Sistema Nacional de Abastecimento.

A atuação da ABAD, em suas diversas frentes, reflete a importância do segmento para a economia do País e reafirma a vocação da entidade: agregar forças, estabelecer parcerias e encabeçar ações que tragam benefícios não apenas para o mercado atacadista distribuidor, mas para toda a sociedade.

Histórico
ABAD foi criada em 23 de novembro de 1981, em São Paulo, como resultado do 1º Congresso e da 1ª Mostra Nacional de Distribuidores e Atacadistas, ocorrido no mesmo mês. Nessa data foram realizadas a assembleia de constituição e a eleição da primeira diretoria. Participaram da fundação da entidade empresas de 13 estados brasileiros, e a ABAD procurou desde o início reforçar seu caráter nacional, por meio do incentivo à criação de filiadas estaduais.

Em mais de três décadas de história, a ABAD tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do segmento e criado relacionamentos sólidos e pautados pelo profissionalismo. Dessa forma, busca alcançar a sinergia que é fruto da verdadeira parceria entre os agentes de distribuição, da indústria e do varejo.

Nos últimos anos, com a evolução do mercado, o segmento passou a reconhecer que comprar bem, oferecer consultoria nas vendas e entregar com eficiência são necessidades inerentes à atividade. Hoje, o foco é a prestação de serviços aos clientes, representados, em sua maior parte, pelo varejo independente, que não é ligado a nenhuma grande rede. A ABAD, por meio de programas específicos de capacitação e treinamento, assumiu uma postura decisiva na valorização e reconhecimento desse novo perfil do atacadista distribuidor.