ABAD divulga Ranking do setor atacadista distribuidor na Convenção 2018, em Atibaia-SP

A coletiva de imprensa será no dia 25 de abril, quarta-feira, às 11h, no Bourbon Convention Resort Atibaia. Realizado em parceria com a Nielsen e a FIA, o estudo é o mais completo e atualizado retrato do segmento e traz dados essenciais para a cadeia de abastecimento. Ao lado do presidente da ABAD, Emerson Destro, o prof. Nelson Barrizzelli, da FIA, Daniela Toledo, diretora da Nielsen, e Marco Aurélio Lima, da GfK, comentam os números e apresentam pesquisas recentes sobre o comportamento do consumidor e do varejo.

A Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) apresenta o resultado do Ranking ABAD/Nielsen 2018 (ano base 2017), no dia 25 de abril, quarta-feira, às 11h, com coletiva de imprensa seguida de almoço, durante a Convenção ABAD 2018 ATIBAIA. O Ranking é o principal serviço prestado pela ABAD ao mercado, sendo um importante guia para a análise e tomada de decisões. Os dados permitem visualizar a evolução do segmento e dos negócios feitos no período, bem como suas relações com a economia como um todo.

Fruto de uma parceria da ABAD com a consultoria Nielsen e a FIA (Fundação Instituto de Administração), o levantamento é feito a partir de respostas elaboradas pelas próprias empresas do setor. Anualmente, a ABAD convoca seus mais de 3 mil associados para participar voluntariamente. A adesão permite construir uma amostra representativa e significativa, correspondendo a cerca de 40% do faturamento do setor em todo o Brasil. O estudo é publicado pela Revista DISTRIBUIÇÃO, veículo oficial da ABAD, desde a primeira apuração em 1994. Nessa edição, a publicação comemora o número 300.

A abertura da coletiva será feita pelo presidente da ABAD, Emerson Destro. Ele fará a apresentação dos números do Ranking e uma análise prévia do desempenho do setor em 2018, a partir do Banco de Dados mensal ABAD, apurado pela FIA, que leva em consideração o faturamento de um conjunto representativo de empresas que fornecem números preliminares.

Em seguida, o prof. Nelson Barrizzelli, pesquisador da FIA nas áreas de Marketing e Consumo, comentará os dados, dando um panorama do atual momento do mercado do consumo. Daniela Toledo, diretora de Atendimento ao Atacado e Varejo da Nielsen, apresentará números que mostram o comportamento do consumidor nos diversos canais. Por fim, Marco Aurélio de Lima, diretor da GfK, trará dados sobre o varejo de vizinhança, principal cliente do setor atacadista.

Convenção

A apresentação do Ranking ABAD/Nielsen acontece durante a ABAD 2018 ATIBAIA – 38ª Convenção Anual do Canal Indireto, que será realizada de 24 a 26 de abril, no Bourbon Convention Resort, em Atibaia (SP). O principal evento nacional da ABAD terá este ano um novo conceito que promoverá o relacionamento de altos executivos das principais indústrias de bens de consumo com os líderes das 300 mais importantes empresas do setor atacadista distribuidor, privilegiando o debate e a realização de negócios.

Na cerimônia de abertura, dia 24, às 20h, o presidente Emerson Destro receberá várias autoridades, como Carlos Eduardo Xavier Marum, ministro-chefe da Secretaria de Governo, Alberto Beltrame, ministro do Desenvolvimento Social, Deputado Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo – FCSE, Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae Nacional, e Paulo Solumucci, presidente da União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços – Unecs. Também são esperados o ex-governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o ex-ministro da Economia, Henrique Meirelles.

Um encontro dessa magnitude precisa de um conteúdo igualmente relevante, e por isso a ABAD 2018 ATIBAIA irá abordar assuntos como as reformas previdenciária e tributária, essenciais para a retomada do desenvolvimento do país, assim como tratará de questões que visam à melhoria do ambiente de negócios e à preservação do equilíbrio saudável do mercado mercearil, equilíbrio esse que está intimamente ligado à atuação dos agentes de distribuição e do pequeno e médio varejo independente.

Para discutir os temas, foi montada uma programação com cinco painéis temáticos que ocuparão todo o segundo dia do evento (25), data da coletiva. O primeiro painel – “Bons Políticos e Empresários Ajudando a Construir um Brasil Novo” – às 9h, que tem como anfitrião o presidente da ABAD, Emerson Destro, terá a palestra de Flávio Rocha, ex-presidente do Grupo Riachuelo e candidato à Presidência pelo PRB, Efraim Filho, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa o Comércio, Serviços e Empreendedorismo, e Ricardo Citrângulo, vice-presidente de Nestlé.

Do painel “O novo Consumidor Conectado”, às 10h, participam o vice-presidente da Unilever, Julio Campos, com palestras de Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, e de Renato Meireles, CEO da consultoria Locomotiva. Às 11h30, no painel “Política, Economia & Investimentos”, haverá palestra do professor e economista Eduardo Gianetti da Fonseca, com a presença de Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

À tarde, às 15h, o painel “Tecnologia, Automação & Inovação” terá a palestra de Laercio Cosentino, CEO da TOTVs, com participação de Ronan Maia, vice-presidente da TOTVs, e Roberto Matsubayashi, diretor de Tecnologia da GS1 Brasil. O quinto e último painel, às 16h, “Ética & Compliance”, contará com palestra do jornalista e professor Clóvis de Barros Filho.

Premiação

Entre os 300 mais importantes agentes de distribuição do país que participam do evento, estarão os vencedores de duas premiações que serão concedidas pela ABAD durante a Convenção: Melhor Atacadista Distribuidor por Estado e Nacional (ABAD/GfK) e Maiores Atacadistas e Distribuidores por Estado (ABAD/Nielsen).

Para identificar os melhores do setor, a ABAD e a consultoria GfK Brasil realizaram, durante o mês de fevereiro, uma ampla pesquisa com varejistas independentes em todos os Estados do país, com o objetivo de identificar as empresas que se destacam pelo atendimento e serviços prestados aos clientes do Canal Indireto. O prêmio de Melhor Atacadista Distribuidor por Estado e Nacional será entregue no dia 24 de abril, às 21h15.

A premiação dos maiores, uma novidade da ABAD nesta convenção, resulta dos dados oficiais do Ranking, coletados pela ABAD em parceria com a consultoria Nielsen. Por meio da compilação dos dados informados por empresas atacadistas e distribuidoras de todo o Brasil, é possível reconhecer as maiores empresas de cada estado, entre os respondentes da pesquisa. O prêmio Maiores Atacadistas e Distribuidores por Estado (ABAD/Nielsen) será entregue no dia 25 de abril, às 21h15.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.