Projeto Futuro Consciente ajuda as empresas do setor a cumprir legislação ambiental

Como visto na semana anterior, para atendimento à legislação ambiental em vigor, todos os elos da cadeia produtiva têm responsabilidade compartilhada pela destinação dos resíduos sólidos (embalagens) resultantes do consumo de produtos industrializados.

Por isso, conforme determina a Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a ABAD e outras entidades assinaram o Acordo Setorial para Logística Reversa de Embalagens Pós-consumo, que, entre outras coisas, determina as principais responsabilidades dos atacadistas e distribuidores:

– Ceder espaço para a implantação de Pontos de Entrega Voluntária de material reciclável (PEVs), cuja implantação e manutenção será feita pela indústria, em parceria com associações de catadores, prestadores de serviços e/ou poder público municipal.

– No caso de atacadistas e distribuidores que não possuem estabelecimentos abertos ao público, articular a instalação de PEVs em estabelecimentos varejistas parceiros, com investimento da Indústria;

– Contribuir para a educação ambiental, disponibilizando instruções para que os consumidores realizem de forma adequada a devolução das embalagens pós-consumo.

Para ajudar as empresas do setor a atender o que está disposto no Acordo, a ABAD, por meio do Instituto ABAD, criou em parceria com a Boomera o Projeto Futuro Consciente, voltado a viabilizar a instalação de PEVs – Pontos de Entrega Voluntária de materiais recicláveis nas lojas próprias dos atacados ou nas de seus clientes varejistas.

A empresa do setor atacadista e distribuidor que adere ao Projeto conta com o apoio de uma equipe especializada que cuida da todas as etapas necessárias ao cumprimento da lei – uma solução ambiental completa que reúne experiência, profissionalismo e baixo custo.

O Instituto ABAD já mapeou os pontos para a instalação de PEVs no país. A Boomera busca a indústria que irá investir no projeto, providencia a instalação e a manutenção do PEV, faz capacitação dos agentes ambientais e acerta a contratação de cooperativas de catadores que atuam como prestador de serviços logísticos, ajudando a aumentar a renda e a profissionalização dos cooperados. Dessa forma, também é cumprida outra exigência da lei, que é trazer benefícios sociais aos catadores.

Com o PEV já instalado e em funcionamento, a cooperativa contratada realiza a coleta e a pesagem do material, que passa então por uma triagem e é comercializado para as indústrias recicladoras.

O Projeto tem ainda uma plataforma que registra o volume de resíduos coletado e gera relatórios aos quais o cliente tem acesso, para total controle da empresa.

Vários associados da ABAD já aderiram. Faça parte do projeto Futuro Consciente você também!

Para mais informações, contate o Instituto ABAD pelo telefone (11) 95266-6178.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.