Em recuperação, faturamento do setor sobe 4,9% em agosto

O setor atacadista e distribuidor mostra recuperação no desempenho em agosto. A pesquisa mensal da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), apurada pela FIA (Fundação Instituto de Administração), aponta, em termos nominais, crescimento do faturamento do setor de +4,94% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2017. Em relação ao mês de julho de 2018, a alta foi de +5,91%. Já no acumulado do ano, de janeiro a agosto, houve queda de -0,55% em relação ao mesmo período de 2017.

“Embora a massa de desempregados, que é o grande pilar da recuperação econômica, permaneça sem grandes movimentações e o cenário político muito indefinido, o setor atacadista e distribuidor manteve-se firme no propósito de reverter os resultados negativos do início do ano. Agora, com a proximidade das festas de fim do ano, período que sazonalmente nos favorece, estamos colhendo o resultado desse empenho”, afirma Emerson Destro, presidente da ABAD.

Em termos reais, o faturamento do setor teve alta de +0,72% em agosto em comparação ao mesmo mês de 2017. Em relação ao mês de julho, o crescimento foi de +6,01%. De janeiro a agosto de 2018, a retração é de -3,82%.

Emerson Destro observa uma pequena melhora na economia recentemente. “Aparentemente o país retomou, ainda que em ritmo bem lento, a trajetória de crescimento que vinha construindo antes da paralisação dos caminhoneiros. É um bom sinal em meio ao incerto cenário político. Mas estamos confiantes de que vamos caminhar para a escolha de um governo que retome a racionalidade econômica, com um modelo menos intervencionista possível. Por isso, trabalhamos com a expectativa de crescimento de até 1% no faturamento deste ano”, conclui.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.