A Revista de Negócios dos Atacadistas Distribuidores

Duas Rodas divulga estudo sobre o mercado de candies

Estudos mostram que o sabor e a saudabilidade são os ingredientes perfeitos para atrair o consumidor brasileiro para os produtos do setor

0 337

De acordo com o Euromonitor, líder mundial em pesquisa de estratégia para mercados consumidores, o Brasil é o quinto maior mercado em valor de candies do mundo. No entanto, com o avanço da busca por saudabilidade e o envelhecimento da população brasileira, as projeções para o setor não foram muito otimistas nos últimos tempos, isso sem falar na crise econômica, que refletiu na redução do consumo de itens desta categoria, que abarca produtos como gomas de marcas, balas e confeitos em geral.

Diante desde cenário, a multinacional Duas Rodas, líder brasileira na fabricação de ingredientes para a indústria alimentícia, teve a iniciativa de produzir uma pesquisa que traz uma visão do segmento no país. “Notamos a necessidade de abrir a discussão dentro do mercado de candies para obter informações diretas dos consumidores finais e, assim, buscar alternativas para uma virada do cenário”, afirma o gerente de Marketing da Duas Rodas, Marco Paulo Pereira Henriques.

Os dados foram apresentados, com exclusividade, durante evento nacional promovido em setembro pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), com a presença de representantes das principais indústrias de candies instaladas no país, tanto nacionais como multinacionais. O Seminário Oportunidades em Candies a partir do Ponto de Vista do Consumidor, que contou com o apoio da Duas Rodas e da Gelco Gelatinas, foi realizado na Matriz da Duas Rodas, em Jaraguá do Sul (SC).

“As empresas dividem o interesse em contribuir para a retomada da indústria de candies, criando caminhos à evolução. Por isso, apresentamos um panorama do consumidor brasileiro, com estratégias para retomar o crescimento desta categoria. O objetivo do encontro foi discutir o andamento do setor, com exemplos tanto do mercado brasileiro quanto do externo”, complementa Henriques.

Além da apresentação dos dados exclusivos pela Duas Rodas e análise de tendências e cenários, o evento contou com a palestra da líder global da Euromonitor Internacional na Categoria de Confectionary, de Londres, Lianne Van Den Bos, que abordou o mercado global com o tema “Reposicionado a Indulgência na Era da Snacknização Saudável”.

Resultados da pesquisa

Para chegar aos resultados, o levantamento entrevistou 1.200 pessoas, em São Paulo, Porto Alegre e Recife, entre 1 e 15 de julho.

Os dados mostram que os brasileiros têm grande adesão aos candies e são consumidores frequentes de gomas de mascar e balas. Porém, esse número tende a cair, já que eles buscam cada vez mais a saudabilidade e os produtos do setor não estão ligados, tradicionalmente, a esse conceito. “Por isto, é importante não só que o mercado comece a produzir uma movimentação direcionada à redução de açúcar, mas principalmente que adicione valor aos produtos como, por exemplo, benefícios funcionais”, analisa Henriques.

Os resultados mostram que o consumo de candies ocorre de forma cada vez menos expressiva com o avanço das faixas etárias. “Como a população brasileira está em processo de envelhecimento, notamos uma ameaça ao setor, mas também enxergamos boas oportunidades”, avalia o executivo.

A pesquisa acompanhou também as necessidades específicas de cada consumidor em diferentes momentos da vida. “Um aspecto interessante refere-se ao momento do consumo destes produtos no cotidiano, que ocorre com mais intensidade no período da tarde e tem forte ligação com momentos de lazer”, conta o gerente.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.