A Revista de Negócios dos Atacadistas Distribuidores

Protagonismo necessário

0 512

Indicadores econômicos recentes, como confiança do comércio e do consumidor em alta, inflação em queda e lenta retomada do crédito, deixam cada vez mais claro que a economia do País está se descolando da política, o que é extremamente positivo.

Contudo, precisamos nos lembrar de que as más notícias que atingem o cenário político partidário não podem – e nem devem – diminuir a importância da política como atividade essencial em uma sociedade organizada.  Neste cenário, entidades de classe que representam os anseios dos diferentes setores da sociedade desempenham um papel fundamental e precisam atuar vigorosamente para livrar o País da irracionalidade econômico-tributária e da insegurança jurídica que vêm, há décadas, travando seu crescimento.

Esse protagonismo que precisa unir empresários, empresas e entidades é ingrediente indispensável para a criação de um Brasil novo, mais eficiente e mais próspero. Foi essa visão que norteou a criação, há quase quatro anos, da Unecs – União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços, fundada pela ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, Abras – Associação Brasileira de Supermercados, Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, Anamaco – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Logistas, que representam, em conjunto, aaquisição de um faturamento anual de um trilhão de reais, ou 15% do PIB, e 22% das vagas formais de emprego do País.

A atuação da Unecs e o apoio às atividades da Frente Parlamentar Mista em Defesa do CSE – Comércio, Serviços e Empreendedorismo vêm fortalecendo os setores representados e obtendo vitórias importantes, como a aprovação da lei da gorjeta e o reconhecimento dos supermercados como locais de atividade de comércio  essencial. Também temos apoiado reformas essenciais, como a lei da terceirização e a modernização trabalhista. Mais recentemente, a Unecs tornou-se parceira do governo federal no Plano Progredir, que visa inserir famílias de baixa renda no mercado de trabalho.

Continuamos mobilizados em prol de novas reformas importantes, como a tributária e a previdenciária, além do atendimento a pleitos específicos do nosso setor, como regulamentação dos contratos de distribuição, novo enquadramento tributário para os representantes comerciais e novas regras para o transporte de cargas.

Não temos dúvidas de que alcançaremos essas conquistas, desde que tenhamos o suporte de nossas bases, em cada cidade e em cada Estado. Por isso, seu apoio é fundamental. Conheça melhor o papel da ABAD nesse processo e faça parte desse projeto!

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.