A Revista de Negócios dos Atacadistas Distribuidores

Seguir em frente!

253

Já na metade do segundo semestre do ano, sinais contraditórios mostram que a recuperação da economia, embora dada como certa, não virá no ritmo esperado. De acordo com a Fundação Getulio Vargas, o índice de confiança da indústria teve crescimento em agosto, assim como a confiança pelas famílias. Contudo, a confiança do comércio sofreu recuo, e a concessão de crédito para empresas caiu 23,3% em julho, segundo o Banco Central.

Diante desse quadro, é preciso que o empresário tome cuidado para que o excesso de cautela não imobilize a empresa. Afinal, indicadores ruins levam à desconfiança, que retrai investimentos e contratações, e resultam em novos indicadores ruins.

É claro que a melhora do quadro econômico não depende da simples vontade. Mas não se pode permitir que números provisoriamente desfavoráveis contaminem o planejamento de investimentos pelos gestores.

Em especial, as empresas que, durante o período mais crítico, souberam fazer a lição de casa, estão hoje em uma posição mais confortável para ousar e para buscar novos nichos onde consigam expandir suas operações e testar inovações, que poderão trazer diferenciais importantes para o futuro do negócio.

Ciente da importância do bom funcionamento das equipes para o sucesso das empresas, a ABAD encomendou à Idee Consulting a primeira pesquisa sobre cargos, salários e benefícios específica para o segmento atacadista e distribuidor. Foram meses de questionários e compilação de dados para traçar o perfil de 45 empresas das cinco regiões do Brasil, com 30 mil informações coletadas a respeito de cerca de 285 executivos, 567 líderes, 393 especialistas e analistas e 15.239 mil funcionários administrativos e operacionais, com grande foco nas áreas operacional e de vendas.

Os dados completos estão abertos apenas para as empresas participantes do estudo, mas uma parte dos dados está disponível na reportagem que integra esta edição. Acreditamos que informações estratégicas como as que a pesquisa oferece são fundamentais para aprimorar o desempenho do setor.

Ao investir em iniciativas como esta, a ABAD sinaliza sua confiança no desenvolvimento dos agentes de distribuição e na recuperação econômica do País. Seguimos fazendo a nossa parte, buscando a construção de um novo Brasil, e convidamos você a juntar-se a nós nesse movimento. Dessa forma, seremos cada vez mais fortes!

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.