Convenção ABAD 2019 – Em foco, o futuro do setor 

Por Thais Campanaro

Nos dias 23, 24 e 25 de abril, a ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores realizará sua 39a Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2019 Atibaia, que, sob o tema “Avaliando o Presente, Projetando o Futuro”, reunirá um grupo de aproximadamente 600 líderes, composto por altos executivos das grandes indústrias de bens de consumo, patrocinadoras do evento, e 350 destacados empresários do setor vindos de todas as regiões do País, incluindo as diretorias da ABAD e de suas 27 filiadas estaduais, além das principais lideranças do setor de comércio e serviços, integrantes da Unecs – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços, entidade da qual a ABAD faz parte e que responde por mais de 15% do PIB nacional.

As mais importantes empresas prestadoras de serviços para o setor também estarão presentes como patrocinadoras do evento, garantindo, a esse público seleto, acesso privilegiado durante os três dias da Convenção. “Esse será mais um evento de altíssimo nível preparado pela ABAD, que representa uma inédita oportunidade de aprimoramento de processos, disseminação de boas práticas e redefinição das relações do mercado de distribuição, tornando-o mais rentável e eficiente para todos”, afirma Emerson Destro, presidente da ABAD. “Nossos convidados terão acesso a novos conhecimentos por meio de palestras e painéis, participarão do debate sobre temas importantes para a cadeia de abastecimento e, principalmente, terão a oportunidade de manter um contato estreito com os demais participantes, visando o alinhamento estratégico e a realização de negócios”, completa.

O tema do encontro está voltado para a busca de caminhos para o desenvolvimento e o crescimento sustentável do setor por meio do debate de temas estratégicos para a atividade atacadista distribuidora e para toda a cadeia de abastecimento do País, grande impulsionadora do consumo e do crescimento econômico, como gestão, alinhamento estratégico com a indústria, inovação, tecnologia, logística e novos canais de compra.

Programação

A ABAD sente-se muito otimista com a filosofia de trabalho adotada pelo novo governo, que está trabalhando em propostas de reformas que se encaminham ao ponto onde confluem os anseios dos setores produtivos e que trazem a esperança de um ambiente de negócios renovado, com menos burocracia, mais eficiência e maior incentivo ao empreendedorismo, aspectos essenciais para o desenvolvimento do País.

Por isso, para a cerimônia de abertura, que será realizada às 20 horas do dia 23 de abril, foram convidadas autoridades do Executivo, como o presidente Jair Bolsonaro, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e os ministros Paulo Guedes e Sérgio Moro, além de secretários de Estado que ocupam pastas relacionadas às atividades do setor. Também foram convidados João Dória, governador de São Paulo, e Bruno Covas, prefeito da cidade de São Paulo.

Além disso, deverão estar presentes vários parlamentares simpatizantes das causas defendidas pela ABAD e pela Unecs para troca de informações e alinhamento dos principais pleitos de interesse do setor, em especial os integrantes da FCS – Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, presidida pelo deputado federal Efraim Filho.

Dessa maneira, a abertura do evento será dedicada aos temas políticos que afetam o canal indireto, contando com o pronunciamento do presidente da ABAD e das autoridades convidadas. Também será o momento das homenagens especiais reservadas à indústria e da premiação “Melhor Atacadista Distribuidor por Estado e Nacional”, resultado de pesquisa realizada pela ABAD e pela GfK, com a presença de Marco Aurélio Lima, diretor da GfK.

“Diante de um dos períodos econômicos mais difíceis e desafiadores da história do País, nós, da ABAD, sempre tivemos uma visão clara de que seria preciso assumir o protagonismo das ações necessárias para impulsionar a recuperação de nossa atividade, em benefício do canal indireto da indústria e da economia do País como um todo. Por isso, o evento se destacará como um importante momento de interação com autoridades e parlamentares, em benefício do setor e de toda a cadeia de abastecimento”, destaca Emerson Destro.

Painéis

A quarta-feira será dedicada aos painéis de debates. O primeiro painel, “Avaliando o Presente e Projetando o Futuro do Canal Indireto”, traz um estudo inédito sobre o canal indireto, resultado em uma série de encontros com altos executivos das principais indústrias fornecedoras do setor, promovidos pela ABAD em 2018. O painel será mediado pelo professor Nelson Barrizzelli, da FIA – Fundação Instituto de Administração, e por Roger Saltiel, da consultoria Integration. Participarão as empresas Destro Macro Atacado, Dec Minas e Distribuidora Oniz, além das indústrias J.Macêdo, P&G, Mondelez e PepsiCo.

O segundo painel será “A Transformação Digital do Atacado Distribuidor”, com mediação do palestrante e professor Eduardo Terra, autor de vários livros e artigos sobre varejo e mercado de consumo. Ele apresentará um panorama das transformações que deverão afetar o setor no futuro, entre elas a gestão e a padronização de dados, que serão apresentadas pela GS1 Brasil, e as novas tecnologias que, cada vez mais, darão lugar à intralogística conectada, apresentadas pelo Grupo Kion South America.

A ser realizado na parte da tarde, o painel “Evolução do Trade Marketing no Canal Indireto Através de Ações Colaborativas” está em fase de elaboração, e deverá reunir grandes empresas do atacado distribuidor e duas indústrias de bens de consumo.

O quarto e último painel terá a mediação da jornalista Christiane Pelajo e debaterá o tema “Caminhos da Retomada Econômica”.  A economista Ana Carla Abrão Costa (Oliver Wyman) fará a palestra principal com contribuições de líderes da indústria (Juliana Azevedo, CEO da P&G), do atacado distribuidor (Rafaela Nejm, diretora do DecMinas) e do setor de serviços (Manzar Feres, VP da Serasa Experian).

No período da noite, será divulgado o Ranking ABAD/Nielsen 2019 – Ano-Base 2018, com analise da FIA, com a participação do presidente da ABAD, Emerson Destro, de Claudio Czarnobai (Nielsen) e do professor Nelson Barrizzelli, da FIA. Na sequência, encerrando a programação, haverá a premiação “Maiores Atacadistas Distribuidores por Estado”, com base nos resultados do Ranking. A Convenção será encerrada ao meio dia de quinta-feira, com a manhã livre para networking.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.