Sebrae-SP oferece mais de 8 mil vagas em cursos gratuitos na área de alimentos e bebidas

6

Na área de alimentação fora do lar, quem não se atualiza acaba fechando as portas do negócio – nos próximos meses, um em cada seis empresários do setor deve encerrar suas atividades. Pesquisa recente do Sebrae-SP realizada com empreendedores da área revela que 47% pretendem implementar novos serviços em 2016 para tentar reverter os efeitos da falta de clientes e do acirramento da concorrência. Um caminho para se reinventar são os cursos do Super MEI, um programa gratuito recém-lançado pelo Sebrae-SP voltado à qualificação do Microempreendedor Individual (MEI). Hoje, são 8.880 vagas abertas em 44 cursos diferentes para quem quer se capacitar para trabalhar por conta própria no setor de alimentos e bebidas.

Entre as opções de capacitação estão: açougueiro, ajudante de cozinha, bartender, chapeiro, chocolateiro, cervejeiro, confeiteiro, garçom, pizzaiolo, sommelier, decorador de bolos, produtor de queijo, entre outros. No mercado, os mesmos cursos custariam de R$ 300 a R$ 1 mil. No Super MEI, são gratuitos. É uma ótima oportunidade para aprender uma profissão ou se aperfeiçoar no segmento e se preparar para ter um negócio regularizado no ramo.  Ao todo, o Super MEI oferece 50 mil vagas em 223 cursos de capacitação em 18 áreas de atuação como beleza, setor automotivo, comércio varejista, informática, agricultura etc.

O participante do Super MEI passa por quatro etapas. Na primeira, ele se formaliza como MEI, caso ainda não esteja regularizado. Em seguida, tem aulas de gestão empresarial, assiste a aulas específicas de uma determinada atividade em que aprende o ofício ou aprimora o que já faz, e, por fim, tem a oportunidade de oferecer seu produto ou serviço em um site e um aplicativo, numa espécie de catálogo virtual que vai lhe permitir aparecer para o público consumidor. Em cerca de duas semanas, o empreendedor completa o programa, recebe certificado do Sebrae-SP e fica apto a atuar profissionalmente com qualificação comprovada.

Os cursos – oferecidos pelas unidades do Centro Paula Souza, órgão do governo estadual responsável pelas Fatecs e Etecs, e pelo Senai e Senac – são ministrados preferencialmente no período noturno, a fim de viabilizar ao profissional trabalhar durante o dia. O atendimento do Super MEI é realizado em todo o Estado e interessados de cidades próximas àquelas que oferecem os cursos também podem participar.

As inscrições para o Super MEI podem ser realizadas pelo site supermei.sebraesp.com.br, pela Central de Atendimento 0800 570 0800 e nos Escritórios Regionais do Sebrae-SP.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.