A Revista de Negócios dos Atacadistas Distribuidores

Vinhos brasileiros mais representativos da Safra 2016 serão conhecidos neste sábado

2

Entre especialistas, enófilos e jornalistas do Brasil e do exterior, a 24ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2016 reunirá 850 participantes para uma verdadeira experiência sensorial. Às cegas, serão degustadas e comentadas 16 amostras selecionadas entre as 30% mais representativas das 241 inscritas por vinícolas de cinco estados brasileiros. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), ocorrerá a partir das 9h deste sábado, 24 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Além de conhecimento e experiência, tradicionalmente o dia da Avaliação Nacional de Vinhos cumpre o caráter lúdico do evento, permitindo que o público compare suas impressões sobre as amostras com as considerações dos comentaristas. Serão 15 convidados pela ABE, entre eles o Enólogo do Ano 2015, Christian Bernardi, e o ator Thiago Rodrigues, além de grandes nomes do exterior, e um sorteado no dia do evento. Os participantes também poderão validar suas avaliações por meio de um sistema totalmente digital. Desse modo, a mediana do público será conhecida durante as degustações, ampliando a participação dos apreciadores de vinho.

O presidente da ABE, enólogo Juliano Perin, lembra que desde a coleta até as degustações dos enólogos, a Avaliação passou por processos minuciosos de análise. “O dia 24 mostrará às centenas de apreciadores de vinhos que o empenho da ABE e a exemplar coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho reúnem profissionais renomados em busca da valorização e divulgação da viticultura nacional. E os participantes ainda poderão degustar parte das amostras mais representativas, que expressam terroirs tão diferentes”, destaca.

O caminho até o grande dia da Avaliação é intenso. Nesta edição, cerca de 15 profissionais estiveram envolvidos na coleta das amostras, realizada de 18 de julho a 3 de agosto sob a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho. As equipes foram até 46 vinícolas localizadas na Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e recolheram nove garrafas de cada amostra inscrita na Avaliação, totalizando 2.169 exemplares sem rótulo ou marca que identificasse a empresa participante. Esse sigilo será mantido durante as degustações pelo público, que só conhecerá o nome e a origem dos vinhos ao final do evento.

 Outro ponto alto do evento será a entrega do troféu Vitis, que desde 1993 homenageia figuras que dedicam tempo, conhecimento e talento para a promoção do vinho brasileiro. O Troféu Vitis é entregue em duas categorias: Destaque Enológico e Amigo do Vinho

COMENTARISTAS

Aldemir Dadalt – sommelier e empresário (Brasil)
Baudouin Havaux – jornalista (Bélgica)
Christian Bernardi – Enólogo do Ano 2015 (Brasil)
Cristián Aliaga  – enólogo (Chile)
Diego Arrebola – sommelier (Brasil)
Guilherme Velloso – jornalista (Brasil)
Juan Carlos Rincón – jornalista (Reino Unido)
Liana Sabo – jornalista (Brasil)
Marcelo Copello – jornalista (Brasil)
Pascal Marty – enólogo (França)
Petrus Elesbão –  organizador Vinum Brasilis (Brasil)
Rebecca Murphy – jornalista (USA)
Stavroula Liapi – enóloga (Grécia)
Thiago Rodrigues – ator (Brasil)
Túlio Dek – músico (Brasil)

PROGRAMAÇÃO

8h – Credenciamento

9h – Abertura

9h30min – Degustação/Comentários

11h – Intervalo

11h30min – Entrega de Troféus VITIS

12h – Degustação/Comentários

13h – Prova de Espumantes

13h30min – Almoço

16h30min – Encerramento

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.