Seções

Nesta Edição

divisor-menu

Últimas Edições

Seções

Nesta Edição

Últimas Edições

Seções

Nesta Edição

ABAD 2019 ATIBAIA
 MELHORES DO ANO

Premiação em alta

A ABAD e a GfK destacam mais uma vez os atacadistas e distribuidores que prestam um serviço nota 10 aos seus clientes varejistas de todo o País

Por Redação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print
O presidente da ABAD, Emerson Destro, os patrocinadores e os premiados do ano

A abertura da 39a Convenção Anual do Canal Indireto – ABAD 2019 Atibaia, realizada na noite de 23 de abril pela ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, também contou com a entrega dos prêmios de “Melhor Atacadista Distribuidor por Estado” e de “Melhor Atacadista Distribuidor Nacional”, pelo quinto ano consecutivo, apontados em pesquisa realizada entre janeiro e março deste ano pelo instituto de pesquisa de mercado GfK, por meio de questionário e entrevistas pessoais realizadas com mais de três mil varejistas de todas as unidades da Federação, com base nos serviços e nos atendimentos prestados aos seus clientes. 

“O objetivo do estudo foi pesquisar, junto aos pequenos estabelecimentos atendidos pelo Canal Indireto, quais são seus principais fornecedores atacadistas/ distribuidores e qual a avaliação dos mesmos”, informa Marco Aurélio Lima, diretor de Varejo da GfK, responsável pela realização e pela apresentação da pesquisa no evento. Marco Aurélio Lima também apresentou um estudo que apontou que o varejo de vizinhança tem expectativa bem positiva de crescimento para 2019. Segundo a pesquisa “Mercado de Vizinhança”, apurada pela GfK Brasil, no primeiro trimestre, 71% dos varejistas avaliam que este ano será “melhor” ou “muito melhor” do que 2018. 

Marco Aurélio LIma, da GfK, apresentou os ganhadores do prêmio Melhores do Ano

A pesquisa, com periodicidade anual, tem como fontes de informação entrevistas pessoais com 400 lojistas e informações do Painel Pequeno Autosserviço, que visita mais de 23 mil lojas. O mercado de vizinhança tem nos distribuidores e atacadistas seus maiores parceiros para se abastecer em um país com dimensões continentais como o Brasil. Além disso, formam a maior frente de concorrência para híper e  supermercados nas regiões em que atuam. Entre os fatores mais importantes para o varejista de vizinhança no relacionamento com distribuidores e atacadistas estão a agilidade na reposição do estoque e o preço baixo.

O e-commerce está influenciando com muita força essa relação. Os varejistas passaram a diversificar e ampliar seus canais de origem de compras. Com a mudança de comportamento no hábito de consumo da população em direção ao e-commerce, os varejistas estão aderindo a essa forma de comprar para manter as gôndolas abastecidas.

Segundo Marco Aurélio Lima, diretor da GfK e responsável pelo levantamento, “30% dos varejistas de vizinhança já adquiriram o hábito de comprar mercadorias para repor estoques via e-commerce, sendo que esse índice cresce na mesma proporção do porte da loja”. A pesquisa constata que nas lojas com quatro checkouts, ou mais, a proporção é de 39%. No palco, estiveram presentes representantes dos patrocinadores do evento, fornecedores e parceiros do setor.

OS PREMIADOS  
Melhor Atacadista Distribuidor NacionalMartins Comércio e Serviços de Distribuição
 AcreRB Distribuidora / Ecoacre 
Alagoas e SergipeAndrade Distribuidor 
 AmapáArmazém Santa Maria  
Amazonas e Roraima Mercantil Nova Era
 Bahia Lutan Distribuidora de Alimentos 
Ceará J.Sleiman & Cia. 
Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito FederalJC Distribuição e Logística  
Espírito SantoElson’s Produtos Alimentícios 
Maranhão e PiauíJorge Batista & Cia.   
Mato Grosso Irmãos Domingos
 Minas Gerais  Decminas Distribuição e Logística  
Pará Marques & Melo 
Paraíba Nordece Nordeste
Paraná e Santa Catarina  Destro Macroatacado
PernambucoEBD Nordeste Comércio
Rio de Janeiro   Garcia Atacadista Ltda.
Rio Grande do NorteRiograndense Distribuidora de Alimentos
Rio Grande do Sul Fröhlich S.A.
Rondônia Coimbra Importação e Exportação Ltda.
São Paulo Atacado Bate Forte
  

MELHOR ATACADISTA DISTRIBUIDOR NACIONAL

MARTINS

Foco nas regiões

Manter a equipe atenta e empenhada em atender o pequeno e médio varejo em todo o Brasil é uma tarefa árdua, mas que rende louros. É a opinião de Flávio Lúcio Martins, CEO do Grupo Martins, coroado como o Melhor Atacadista Distribuidor do Brasil. “Temos por missão acompanhar diariamente nossa performance em cada região, considerando ajustes que devem ser feitos para que possamos atender bem os clientes.” O grupo prevê que terá um crescimento de 11% em 2019, uma meta desafiadora e realista.

ACRE

Ecoacre Distribuidora

Credibilidade junto ao cliente

Mais uma vez, a Ecoacre levou para casa o prêmio Maiores e Melhores Atacadistas Distribuidores por Estado. Para Pedro Neves, sócio-proprietário da empresa, o prêmio permite que não somente a empresa, mas também as indústrias da região sejam representadas no evento e no mercado. “O Brasil é um país diversificado e receber este prêmio é uma referência, uma garantia de que temos reputação, idoneidade e credibilidade junto aos clientes que nos avaliaram”, comentou Neves.

ACREALAGOAS/SERGIPE

Andrade Distribuidor

Modelo consistente

Varejistas alagoanos e sergipanos elegeram a Distribuidora Andrade como a melhor da região. Sílvio Celso de Lira Pessoa, diretor-presidente, acredita que a escolha se deve ao resultado de um modelo consistente de atender, com foco na execução e realizado com simplicidade. O grupo trabalha com 8 mil itens e cerca de 7.500 clientes. Para 2019, a empresa prevê que crescerá em torno de 10%.

AMAPÁ

Armazém Santa Maria 

Atendimento em primeiro lugar

O Armazém Santa Maria recebeu, pela quinta vez consecutiva, o prêmio resultante da pesquisa realizada pela GfK. Para Petrônio Luiz Gomes, diretor-geral da empresa, esse reconhecimento se deve ao ótimo atendimento que a empresa presta no Estado. “Estamos sempre em busca de excelência no atendimento. Hoje, a esperança de todos no setor é de melhoria. E, especialmente quando as coisas estão mais difíceis, precisamos investir principalmente em atendimento”, falou. 

AMAZONAS / RORAIMA 

Mercantil Nova Era 

Dedicação pelo segmento

No Estado do Amazonas, a Mercantil Nova Era é imbatível quando o assunto são os prêmios Maiores e Melhores. Luiz Gastaldi Júnior, presidente da empresa, contou que se sente agradecido e orgulhoso por essa conquista. “Sempre tivemos a honra de receber esse prêmio e acreditamos que o motivo seja a dedicação com que trabalhamos, o nosso empenho em sempre oferecer o melhor para o cliente, e a nossa preocupação constante com o segmento como um todo”, avaliou Gastaldi Júnior. 

BAHIA

Lutan Distribuidora

O diferencial está na qualidade

A Lutan Distribuidora também foi reconhecida pelos respondentes da pesquisa realizada pela GfK como Melhor Atacadista do Estado da Bahia, e seu diretor, Luís da Silva Pires, acredita que o prêmio é resultado do esforço de toda a empresa para trabalhar e prestar um bom serviço ao cliente. “Esse prêmio tem importância máxima para o nosso setor e acreditamos que esse reconhecimento se deve ao fato de que temos muita preocupação com o cliente, com o nível da qualidade que entregamos a ele”, comentou.

 

 CEARÁ 

J.Sleiman & Cia. 

Desafios e oportunidades

Com atuação em todo o mercado cearense, a J.Sleiman & Cia. também voltou para casa com mais uma premiação, um reconhecimento, na bagagem. Prêmio que, para Alexandre Sleiman, diretor-comercial da empresa, representa todo o esforço feito pela companhia durante 2018. “O ano passado foi difícil, muito complicado e cheio de desafios. E conseguimos transformar esses desafios em oportunidades, reinventando-nos e buscando um ambiente mais desejável para o sucesso do negócio”, avaliou Sleiman.

 

DISTRITO FEDERAL, GOIÁS, MATO GROSSO DO SUL E TOCANTINS 

JC Distribuição 

Facilitando a vida do cliente

A JC Distribuição foi reconhecida como o melhor distribuidor em quatro Estados: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins. O feito inédito para a empresa foi creditado à proximidade que ela tem com seus clientes. “Essa premiação nos dá uma responsabilidade ainda maior para continuarmos melhorando nosso trabalho. Nosso foco é simplificar o negócio, facilitando a operação do cliente. E essa premiação inédita é resultado disso, é fruto dessa proximidade”, comemorou José Rodrigues da Costa Neto, presidente da empresa.  

ESPÍRITO SANTO

Elson’s Produtos Alimentícios

Inovação e capacitação

Estar atenta às inovações e necessidades dos clientes e mercados em que atua no que tange à oferta de produtos e serviços. É esta a receita da Elson’s Produtos Alimentícios para conquistar os varejistas. Com uma carteira de 5 mil clientes, a empresa, segundo Bruna Carone, diretora-executiva, acredita na retomada dos indicadores econômicos do País e fortalece a política de capacitação e aperfeiçoamento da prestação de serviços.

 

MARANHÃO E PIAUÍ 

Jorge Batista & Cia. 

Investimentos em logística

O Grupo Jorge Batista, que tem sua matriz na cidade de Floriano, no Piauí, foi novamente reconhecido pelo varejo de vizinhança como uma empresa de destaque no setor. Para Jairon Batista da Silva, diretor do Grupo, o prêmio é resultado de um trabalho árduo e assíduo. “Acredito que o segredo do nosso sucesso esteja no trabalho e nos investimentos que realizamos em logística e também em treinamento, especialmente na área de vendas. Tudo isso colabora para que tenhamos êxito em nosso negócio, atingindo nossas metas”, disse.  

MATO GROSSO 

Irmãos Domingos

Preço e qualidade

A empresa Irmãos Domingos completa cinco décadas neste ano. Dos varejistas, recebeu como presente a indicação de melhor atacadista na região em que atua. O empresário Antônio Domingos, sócio-diretor, acredita que o prêmio é resultado de ação pensada no aprimoramento da prestação de serviços combinado com um preço competitivo e produtos de qualidade. Para 2019, a companhia projeta obter um incremento de negócios a partir de 10%. Atualmente, atende de 5 a 6 mil clientes por mês com um mix de 6.500 itens.

 

MINAS GERAIS 

DEC Minas Distribuição e Logística 

Caminho certo

Mais uma vez reconhecida como o melhor distribuidor do Estado de Minas Gerais, a DEC Minas esteve presente na premiação e foi representada por seu presidente, Euler Fuad Nejm. Confiante na melhora do ambiente de negócios no País, Nejm destacou a importância da premiação e as razões que levaram a DEC Minas a essa honraria. “Credito esse prêmio ao reconhecimento de um trabalho que é feito diariamente, de sol a sol, e são coisas assim que motivam a gente a caminhar e nos mostram que estamos no caminho certo”, comentou.  

PARÁ 

Marques e Melo – Dismelo 

Pilares sólidos

Um prêmio dedicado à equipe. Foi assim que José Wanderley Melo, presidente da Marques e Melo (Dismelo Distribuidora), se referiu à premiação recebida pela empresa. “Temos investido muito na capacitação e na qualificação de nossa equipe, além de infraestrutura e tecnologia. Acreditamos que esses são três pilares importantes para o negócio, mas o principal é a equipe e esse prêmio só foi possível graças a ela”, disse Melo. 

PARAÍBA

Nordece Nordeste 

Trabalho incansável

Pelo terceiro ano consecutivo, a Nordece é reconhecida pelo varejo de vizinhança como o melhor atacado distribuidor da Paraíba e a razão para isso, na visão de Zezé Veríssimo Diniz, presidente da empresa, é o trabalho. “Trabalhar, trabalhar e trabalhar. E, se sobrar um tempinho, a gente trabalha mais um pouco. Acredito que é por essa dedicação que temos o reconhecimento de nossos clientes”, comentou. 

PARANÁ E SANTA CATARINA 

Destro Macroatacado 

Confiabilidade e competência

O Destro Macroatacado foi eleito o Melhor Atacadista Distribuidor nos dois Estados. Para o empresário João Destro, a dupla premiação é resultado do trabalho de equipe adotado pela companhia e suas coligadas, firmado na confiabilidade e na competitividade. “Colhemos os frutos do que plantamos”, comemora. A empresa atende de 90 a 100 mil clientes em quatro Estados – São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul –, a metade deles instalada no Paraná e em Santa Catarina.

PERNAMBUCO

EBD Nordeste 

Público fiel

A empresa EBD Nordeste Comércio foi eleita o Melhor Atacadista Distribuidor de Pernambuco pelos varejistas. Ao receber o prêmio, Marcelo Loureiro, gerente-comercial, explica que a companhia atua com muito empenho na prestação de serviços, que inclui a oferta de marcas consagradas no mix de cerca de 3 mil itens, muitos dos quais com distribuição exclusiva. “O varejista do nosso Estado é muito fiel. E reconhece quem entrega bem e com rapidez”, ressalta, lembrando que tem uma carteira de 4.400 clientes aptos a comprar. Prevê que terá um crescimento real de 3% nos negócios em 2019.

RIO DE JANEIRO

Garcia Atacadista 

Busca pela eficiência

A Garcia Atacadista conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o título de melhor empresa do setor no Estado do Rio, pelo olhar dos varejistas. O prêmio foi entregue a Mário Garcia, presidente, e Oberdan Garcia, diretor. Entre os fatores que eles consideram essenciais para essa conquista estão o bom atendimento prestado pelo seu time de profissionais e o esforço para bem servir, do fornecedor à ponta final, acompanhando indicadores e buscando eficiência. 

RIO GRANDE DO NORTE 

Riograndense Distribuidora 

Qualidade mantida

Estar sempre perto do cliente. Esta é a meta da Riograndense Distribuidora, e um dos diferenciais que levaram a empresa a conquistar o prêmio de Melhor Atacadista do Rio Grande do Norte pela 12a vez. Para Dorian Moraes, presidente da companhia, a meta agora é chegar a 20 premiações. “Cada ano é um desafio enorme, o cliente está cada vez mais exigente, o mundo está mais exigente, e temos de fazer de tudo para manter a qualidade do nosso serviço e, principalmente, continuar perto do nosso cliente, junto a ele no ponto de venda”, comemorou. 

RIO GRANDE DO SUL 

Fröhlich S.A. 

Marca própria forte

Com a bandeira de negócios fincada  no mercado gaúcho, a Fröhlich consegue a proeza de ser eleita, por várias vezes, a melhor empresa do setor no Estado. O empresário Lauro Carlos Fröhlich, fundador dessa companhia familiar, acredita que o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho em equipe e pela força da marca própria (especialmente da Fritz & Frida, de alimentos), mix que impulsiona os negócios. A empresa tem previsão de crescer 10% neste ano.

RONDÔNIA

Coimbra Importação e Exportação 

Esforço reconhecido

Enfrentar os desafios de logística para cobrir uma área de 1,2 mil quilômetros quadrados, e oferecer serviços e mix adequados para cada ponto de venda. É dessa maneira que a Coimbra Importação e Exportação justificou o prêmio que lhe foi outorgado, de Melhor Atacadista Distribuidor de Rondônia. André Maia, gerente de Compras, explica que o pequeno varejo é considerado o “principal ativo” da empresa, que hoje tem uma carteira de 6 mil clientes e um portfólio de 5.800 itens. 

SÃO PAULO 

Atacado Bate Forte 

Força de vendas

O valor das equipes comercial, de vendas e de logística é considerado o trunfo que levou o Atacado Bate Forte a conquistar o prêmio de Melhor Atacadista Distribuidor do Estado. Lucas Pereira, seu diretor, destaca que 520 vendedores cobrem a região e atendem cerca de 23 mil clientes. “Essa força de vendas, que atua todos os dias na rua, é a nossa grande virtude.” Outro cuidado do grupo é atuar com um mix enxuto e rentável, de 3 mil itens. A empresa estima que crescerá acima de 10% em 2019.