A Revista de Negócios dos Atacadistas Distribuidores

Distribuidora do Paraná otimiza produtividade com tecnologia da PC Sistemas

Depois de adotar software de gestão, Adega Brasil integrara atividades de lojas e distribuidora

0 2.323

Com mais de 20 anos de atuação no mercado do Paraná, a Adega Brasil Distribuidora de Bebidas e Alimentos atende a uma diversa gama de clientes, entre, festas e eventos, bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis, motéis, lojas de conveniência, pequenas adegas, supermercados e até grandes redes de varejo. Além disso, a companhia atende mensalmente um grande número de consumidores em uma de Adega Brasilsuas cinco lojas, divididas entre adega empório, adega gourmet, adega delicatessen e duas unidades de autosserviço, também conhecidas como atacarejo.

O depósito da distribuidora conta área de armazenamento de 6.000 metros quadrados, doze metros de pé direito, totalmente paletizado e endereçado pelo sistema, o que proporciona uma capacidade de armazenagem de 5.000 pallets. Com doze docas niveladoras, consegue atingir alto nível de eficiência nas cargas e descargas, agilizando assim as suas entregas.

Com o objetivo de otimizar os resultados de suas diferentes unidades e prestar serviços com excelência na comercialização de bebidas e alimentos aos seus clientes e fornecedores, a Adega Brasil reavaliou suas rotinas e identificou a necessidade de integrar a sua operação em um único sistema, mais moderno e robusto, para obter um controle completo dos processos e ter informações rápidas e precisas para uma segura tomada de decisão. Para isso, escolheu o Winthor, software de gestão da PC Sistemas.

Antes, a empresa utilizava uma plataforma para a distribuidora e outra para a gestão das lojas. A falta de integração entre elas era prejudicial para o desempenho da operação, pois fazia com que os funcionários passassem mais tempo digitando dados em planilhas, podendo gerar inconsistências e retrabalhos, do que se concentrando nas atividades que realmente geram valor para o negócio.

Após a adoção do ERP, a Adega Brasil conquistou uma visão mais detalhada da operação e do estoque de todas as suas unidades, da performance das vendas e um maior controle de cada etapa do trabalho. Isso permitiu uma melhora significativa na tomada de decisões e na produtividade da empresa, que passou a gerenciar com mais agilidade o estoque e seus processos logísticos. Além disso, foi possível automatizar etapas como recebimento e armazenagem dos produtos e ainda obter relatórios das áreas comercial e financeiro.

“O maior benefício de ter nossas operações integradas é a versatilidade que o sistema nos proporciona e a aderência ao nosso modelo de negócio. Hoje, conseguimos avaliar e administrar melhor cada passo que damos. Agora, evitamos a ruptura ou a sobra no estoque, conquistamos uma visão detalhada de ponta a ponta e não precisamos comprar sem ter certeza de que é realmente necessário, pois conseguimos avaliar no sistema e remanejar os produtos para outras unidades”, avalia Danilo Tondato, Gestor de TI da Adega Brasil.

Com uma equipe de vendas composta por mais de 70 representantes e a necessidade de conhecer gradativamente o perfil dos clientes e aumentar seus resultados, a Adega Brasil se preocupa e entende a importância de uma tecnologia ágil e de fácil uso para a equipe. Desta forma, ofereceu um treinamento para seus funcionários para se adaptarem, priorizando assim, um desenvolvimento mútuo.

Para Ademar Alves, diretor executivo da PC Sistemas, é primordial para uma fornecedora de softwares sempre buscar, colaborar e acompanhar a evolução de seus clientes e o uso das tecnologias aderidas, para então avaliar seus resultados, e conseguir desenvolver cada vez mais a visão especialista do segmento. “O objetivo da PC Sistemas é evoluir passo a passo com o cliente, entendendo suas principais dores para conseguir proporcionar melhorias e inovações em nossos sistemas e assim atender a essas necessidades”, afirma.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.