A Revista de Negócios dos Atacadistas Distribuidores

SONDA lança ferramenta de Comex via web

Integradora lança portal dedicado ao Comércio Exterior. Foco da ferramenta é facilitar os processos aduaneiros em tempo real, independente do local do despachante

0 127

A SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, acaba de lançar o CE+ Portal. Criado a partir da tecnologia SAP Fiori, ferramenta de design da SAP projetada para valorizar e renovar a experiência do usuário via web, o portal é uma solução voltada para os despachantes aduaneiros, bem como aos importadores e exportadores para acompanhamento em tempo real aos processos de comércio exterior por meio do acesso via dispositivos móveis, como o celular, por exemplo.

”Hoje, quem trabalha com importação e exportação depende muito da figura do despachante, que nem sempre fica alocado na empresa. Se ele estiver no Porto, por exemplo, não conseguirá acessar o CE+, que está dentro do SAP. Então, com esse portal mobile, ele consegue acessar as informações necessárias para agilizar o processo de onde estiver”, explica o gerente de R&D da SONDA, Anderson Cardoso.

O CE+ Portal contempla, a princípio, as funcionalidades mais utilizadas pelo despachante: Solicitação de Numerário, que se refere ao valor solicitado pelo despachante para realizar os processos burocráticos de desembaraço aduaneiro de mercadorias, e o Demonstrativo de Despesas, que comprova por parte do despachante aduaneiro os gastos com processos burocráticos de desembaraço de mercadorias.

Neste primeiro desenvolvimento, a integradora focou as atualizações no despachante aduaneiro, pois as operações aduaneiras no Brasil são complexas e regidas por diversas normas. E, em muitas delas, um simples descuido leva ao interessado uma sanção pecuniária altíssima. No dia a dia, isso se traduz em preparar e assinar documentos, efetuar classificação de mercadorias, debitar os impostos incidentes em cada operação, cotar transportes internacionais e nacionais, firmar termos de responsabilidade com os órgãos intervenientes, entre outros.

As próximas funcionalidades que serão contempladas no Portal CE+ são a Declaração Única de Exportação (DU-E), documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística, e a Nomeação,  campo no qual serão determinados os transportes utilizados na exportação (navios e aviões), a rota seguida e a nomeação das mercadorias dos processos de vendas ao exterior do SAP.

“É importante ainda destacar que esse é o início de um grande projeto de migração e reformulação de todos os módulos do CE+, além disso, o processo de exportação está passando por uma reformulação por parte da Receita Federal. Esses desenvolvimentos contemplam, sobretudo, o usuário e sua interação com a aplicação, eliminando a necessidade de implementações ou treinamentos.  O uso da ferramenta é feito de maneira intuitiva, assim como fazemos em aplicativos de nossos dispositivos móveis utilizados em nosso dia a dia”, finaliza Cardoso.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.